Como adquirir bons hábitos e se livrar dos ruins ?
⏱️ Tempo de leitura: 7 minutos
Acredito que em algum momento da vida, vocês já quiseram desenvolver algum hábito, ou mesmo deixar algum hábito ruim para trás.
Neste texto vou falar de um livro extremamente prático, que é o meu preferido sobre o assunto e um dos meus preferidos que já li entre todos que já li no geral.
Este livro eu ganhei, então talvez eu não sei se eu o teria comprado, já que tem tantos livros na minha lista de desejo que fica até difícil escolher a minha próxima leitura.
Mas enfim, já citei aqui um perfil do meu xará Rafael Augusto no Instagram, "Quem lê, enriquece" – se você gosta de leitura, sugiro que você siga este perfil urgentemente – e eu ganhei este livro, através de um aplicativo onde tinha desafios de leitura proposto pelo Rafael, onde se ganhava pontos e podia trocar por alguns prêmios, e eu consegui este livro através desses desafios, infelizmente foi por um tempo limitado esses desafios.
Eu já ia me esquecendo de falar o nome do livro, ele se chama, "Hábitos Atômicos de James Clear".
💬 Quer receber mais dicas exclusivas e ficar por dentro de tudo que eu posto?
Junte-se ao meu canal do Telegram para trocar ideias comigo diretamente, ou inscreva-se no meu Substack para receber atualizações por e-mail!
Sobre o livro
O nome do livro refere-se a pequenos hábitos fáceis que ao longo dos dias não fazem tanta diferença, e por serem fáceis, fica muito mais fácil adquirir o hábito de consistência, que é o que vai fazer a diferença ao longo do tempo.
Por exemplo, se você quiser começar a ler mais, não precisa se comprometer com um livro por semana logo de cara. Pode começar com apenas duas páginas por dia. Ler duas páginas parece algo tão simples que é quase impossível dizer “não”. E é justamente essa facilidade que cria o hábito — com o tempo, duas páginas viram cinco, depois dez, e quando você percebe, ler já faz parte da sua rotina.
Os 4 estágios dos Hábitos
Primeiro de tudo, seja o hábito bom ou ruim, tenha consciência dele, vamos continuar usando o exemplo da leitura, eu me conscientizei que quero ler mais.
1° estágio; Torne-o claro: Se você quer ler mais, experimente deixar o livro em um lugar visível, próximo de onde você senta, ou mesmo na cabeceira da sua cama.
2° estágio; Torne-o atraente: Tente por exemplo criar um ritual toda vez que você for ler, como preparar um chá ou mesmo um café, colocar uma música relaxante, tudo isso tornará esse hábito mais atraente.
3° estágio; Torne-o fácil: Você pode começar por livros mais fáceis para ler, ou mesmo como citei acima, começar com poucas páginas até você fixar o hábito da leitura.
4° estágio; Torne-o satisfatório: marque seu progresso de leitura, você pode usar aplicativos como Skoob, ou um rastreador de hábitos (falarei neste texto ainda sobre isso).
E o contrário também funciona, se você quer se livrar de um hábito, torne-o invisível ao deixar o celular em outro cômodo enquanto lê ou estuda; se você compra muito pela internet e isso se tornou um hábito, remova os cartões salvos dos sites, tornando desinteressante o hábito ou mesmo difícil, colocando uma espécie de obstáculo; se passa tempo demais nas redes sociais, comece a anotar como se sente logo depois de sair do aplicativo, ansiedade, comparação, irritação. Registrar essas sensações ajuda seu cérebro a ligar o mau hábito a algo insatisfatório, e não prazeroso.
Adquirindo novos hábitos
Há algumas formas para facilitar na hora de adquirir novos hábitos.
Intenção de Implementação: Escolher um local e um horário, facilita na hora de começar determinado comportamento.
Empilhamento de Hábitos: Identifique um hábito que você já tem, e depois desse hábito, comece a fazer o novo hábito, você irá empilhar hábitos, com o tempo depois do hábito que você já tinha, naturalmente você irá começar o novo, e você pode cada vez empilhar mais e mais hábitos.
Rastreamento de hábitos: Precisamos de algo visual para ver que estamos fazendo progresso, pois quando começamos algum hábito novo, talvez vamos ter algum resultado só no longo prazo, uma maneira de fazer isso é usando rastreadores de hábitos, e uma forma simples é fazer um "X" no calendário.
Conclusão
Se você quer adquirir novos hábitos, defina a pessoa que você quer ser, concentre-se em quem quer se tornar para que isso faça parte da sua identidade.
Talvez você pense que não está tendo resultado, pois 1% melhor ao dia, não faz diferença, mas se você tiver consistência para manter um hábito bom por tempo suficiente, você vai chegar em um ponto onde vai atingir outro patamar.
E lembre-se, maus hábitos trazem recompensas imediatas, bons hábitos trazem resultados no longo prazo.
Eu poderia falar muito mais deste livro neste texto, pois ele tem muitas outras formas práticas de se adquirir bons hábitos, mas aí tiraria a graça de você ler o livro, então fica a dica, não deixe de ler este livro.
E você, tem algum hábito que está tentando criar ou deixar para trás? Conta nos comentários, quero saber!
📍Este livro me ajudou a ter uma rotina no meu dia, através de hábitos, conheça minha rotina aqui : A minha Rotina pra quem quiser saber.
📍Outro livro que me ajudou ter hábitos matinais e mudou as minhas manhãs é este: O livro que mudou minhas manhãs.
⚠️Recado final: Ao clicar no nome dos livros que citei aqui, você será redirecionado ao site de compras da própria Amazon, então se tiverem interesse em adquirir alguns desses livros, usem esses links para me ajudar, pois não ganho nada compartilhando esses textos por aqui, além atenção de vocês é claro e a sensação de estar ajudando as pessoas.
🐖Esse é o Pig, caso queira alimentar ele com alguma moedinha, clique aqui para conhecê-lo.
Até a próxima,
Rafael Augusto,
Criador do Blog Foco na Vida
“Se você gosta do meu conteúdo e quer apoiar meu trabalho, considere compartilhar com amigos ou conferir meus materiais exclusivos.”
Cursos e materiais para você:
Curso de edição Lightroom Mobile | Ebook Inicialização na Fotografia
Me acompanhe também:

Adorei...confesso que preciso voltar a ler livros físicos, estou lendo mais textos online. Mas obrigada, pela sua dica. 😊😉
ResponderExcluirO bom de ler é que traz bastante ideias para o blog 😉.
ExcluirSim, verdade. ☺️
ExcluirBela explicação sobre o livro, também gostei bastante deste livro.
ResponderExcluirObrigado
ExcluirAchei muito interessante focar em quem queremos ser, e saber esperar os resultados com paciência. Parabéns,pelo texto.
ResponderExcluirsim, esse livro é muito interessante, muito dos hábitos bons que adquiri, foi por conta das técnicas apresentadas nele.
ExcluirTenho algus livros que comprei faz uns anos que nunca li. Bilhões e Bilhões de Carl sagon, 1984 de George. Tem outros que não lembro. Preciso arrumar minha rotina pra le esses livros.
ResponderExcluirTira uns 20 munutinhos por dia, não vai se arrepender.
Excluir1984 é muito bom, quando começar a ler, vai querer terminar pra saber o final.
Excluir