Como ter mais Criatividade ?

 Olá leitores !!!

Você sabia que é possível estimular sua criatividade roubando ?

Como assim roubando ?, calma pessoal, não estou incentivando nenhum crime aqui, o termo roubar refere-se a tudo o que você consome de arte, como filmes, livros, pinturas etc...

Tudo o que você consome acaba servindo como base de inspiração para gerar novas ideias, e essas ideias são geradas a partir do "roubo ".

A essa altura você já sabe que estou falando do livro Roube como um Artista, que é o meu manual de ideias, sempre que preciso de novas ideias para criar.

E esse post vai ser um pouco diferente, vai ser como se fosse meus insights tirado dessa obra prima de Austin Kleon.


Veja Tmabém : Como desenvolver o seu olhar fotográfico e criar imagens incríveis

 

Nada do que é criado é original, você já parou pra pensar nisso ?

O álbum da sua banda favorita por exemplo, já parou pra pensar em quem eles se inspiraram e buscaram suas referências, aquela fotografia extraordinária do seu fotógrafo em quem você se inspira, que tem várias referências por exemplo em algum pintor da história da arte.

Nem por isso o que está sendo criado está apenas sendo copiado, essa mistura de referências é o que acaba criando algo totalmente novo.

O mais legal de tudo isso é que podemos aprender muito com tudo o que nos foi deixado, através de livros dos nossos autores favoritos, pinturas, filmes, fotografias, músicas, não precisamos nos limitar somente na área em que atuamos, quanto mais trouxermos influências de outras áreas e nichos para a que fazemos, mais original e criativo será o que iremos criar.



Algo que te faz ser criativo, é o ato de começar a fazer, as vezes você tem esperado surgir aquela ideia para começar algo que você quer e não é bem assim que funciona.

Se você quer escrever um livro, apenas pegue uma folha em branco e uma caneta e comece, se você quer fazer aquela fotografia, pegue sua câmera e saia, você verá que a partir daí as ideias irão surgindo uma atrás da outra.

Você já reparou que tudo o que queremos aprender, nós copiamos de quem está nos ensinando, assim é com a arte também, devemos copiar nossos heróis.

Estou falando de prática, não de plágio, assim como nós aprendemos a escrever copiando o alfabeto.

Então comece copiando tudo e no final você descobrirá a si mesmo e o que realmente quer fazer.

Ao copiar seus heróis você descobrirá suas falhas e se descobrir e assim evoluir.

Faça o que você gostaria de ver, se você sente falta de um determinado livro por exemplo, sobre determinado assunto, porque não escrevê-lo ?

Se você gostaria de ver uma foto de determinado local, porque você não cria essa foto, ou mesmo pinte, use suas mãos, a criatividade gosta de trabalho manuais, você até pode depender de meios digitais, ou softwares para realizar seu trabalho, mas tente por exemplo fazer um esboço antes em uma folha de papel.

Sente-se, mesmo que você não tenha ideias, fique sem fazer nada, se entedie, hoje com a agitação das mídias sociais, são tantos estímulos que acabam nos bloqueando criativamente, então vá tomar um ar, olhe pela janela, vai dar uma caminhada, esqueça o seu celular, você verá que novas ideias irão surgir.

Talvez você já tenha ido tomar um banho alguma vez, e do nada começaram a surgir novas ideias, porque você se desligou dos estímulos durante esse momento.

Outra forma de você ter novas ideias e estimular sua criatividade é sair de casa, vá para um parque, ou algum lugar diferente, conheça novas culturas, viaje, conhecer locais novos e ter experiências diferentes nos transformam de uma maneira poderosa, sair da sua bolha, casa serviço, serviço, casa, faz o mundo parecer novo, com isso nosso cérebro é estimulado com mais empenho.

 

Veja Também: Livre-se da procrastinação das redes sociais.

 

Muitos estímulos visuais como eu disse antes, acabam atrapalhando e nos bloqueando, então seja seletivo com o que você assiste, ou mesmo as pessoas que você segue, pare de seguir coisas que não irão agregar nenhum valor para sua vida.

E finalizando, não deixe de criar, a inércia mata nossa criatividade, faça esboços, rascunhos, tenha projetos inacabados, mas nunca pare, mesmo que você ache que não terão utilidades, a partir de uma ideia, podem surgir outras novas ideias, nada é por acaso.

Crie, crie e crie e adicione tudo o que vier em mente, não se limite, você descobrirá que criatividade não é apenas o que escolhemos usar, são as coisas que escolhemos deixar de fora, criatividade é subtração.

Agora uma frase que gosto muito e que não está no livro, espero que te inspire de alguma maneira.


“A perfeição é alcançada não quando não há nada mais a acrescentar, mas quando não há mais nada para tirar.”

 Antoine de Saint-Exupery

 

Bom, espero que tenham gostado de mais esse post, e como inspiração desse conteúdo como já mencionei aqui, foi o livro Roube como um Artista de Austin Kleon, é só clicar sobre o nome do livro que você será redirecionado caso tenha interesse em conhecer esse livro maravilhoso.

Já perdi a conta de quantas releituras já fiz desse livro, pois sempre tenho novos insights, e isso faz com que minha criatividade se mantenha ativa para poder trazer os melhores conteúdos para vocês.

Não deixe de me acompanhar nas minhas redes sociais para conhecer mais dos meus conteúdos e caso se interesse por fotografia, eu tenho meu ebook e meu curso de edição que vou deixar o link abaixo.

Obrigado por me acompanhar e até a próxima. Abração !!! 👐


Instagram | Flickr | Telegram | Youtube

Ebook Inicialização na Fotografia | Curso de edição Lightroom Mobile

 


 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O homem mais rico da Babilônia e a técnica da folha em branco.

Coisas que eu Gostaria de Compartilhar sobre meu " Outubro 2024 "

Estou começando na fotografia, como montar meu portfólio?