Capitólio/MG - Uma viagem que marcou minha busca por conhecimento.

⏱️ Tempo de leitura: 4 minutos 

O ano era 2018, e fomos eu e mais um ex-colega para Capitólio/MG, quem já ouviu falar sabe que o lugar é lindo, porém a minha falta de conhecimento e a minha falta de experiência na fotografia, deixou claro pelas minhas fotos.

Não vou dizer que não foi uma viagem marcante, apesar de não ter aproveitado em termos de fotografia, conheci lugares incríveis, fiz as minhas primeiras trilhas, conheci a culinária mineira, cachoeiras espetaculares, não tinha como não ser uma viagem marcante.

Eu tinha acabado de comprar a minha Dsrl, uma Canon t6, e tinha acabado de comprar também uma lente 50 mm, porém foi uma viagem mal planejada em termos fotográficos.

💬 Quer ficar por dentro de tudo que eu posto? Se inscreva no meu Substack para receber atualizações por e-mail!

Famoso Canion de Furnas

Meu primeiro erro

Meu primeiro erro foi não ter comprado um filtro de Densidade Neutra (ND), já que o meu intuito era fazer fotos de longa exposição, eu deveria ter levado um desses filtros ou pelo menos um filtro polarizador, que já daria pra quebrar o galho, dependendo da luz.

Esse meu ex-colega comprou um pra ele levar, mas a diametragem do filtro dele só cabia na minha 50mm, ou seja, imagine eu fazendo fotos de paisagens com uma lente 50mm?

Além de ser uma lente que não pega um quadro ideal de fotografias de paisagens, é uma lente que gera desfoque, o que também não é ideal para paisagens.

Pedra Ancorada

Erro de principiante

Meu segundo erro, foi sair com o sol a pino, sem estudar antes a sua direção, sem saber escolher um horário com luz mais suave, resultado, fotos estouradas, o que já estava difícil sem um filtro, ficou impossível.

Este é um erro que aprendi da pior forma possível, pois eu tinha a faca e o bolo na mão para fazer fotos incríveis e infelizmente, saí com algumas poucas fotos medianas.

Retiro Viking


⚠️📸Se você não quiser passar por isso em suas viagens, assim como eu passei, adquira o meu ebook, onde você não só vai aprender a fazer determinado tipos de fotos, como vai ficar sabendo o que você vai precisar em termos de equipamentos, confira aqui : Aprenda Fotografia Comigo 

A parte boa da viagem

Pra começar eu fiquei no Hostel Paraíso Capitólio, onde tinha uma vista incrível, o lugar era todo charmoso, tinha um deck atrás com rede, um sofá, mesa, era realmente top o lugar, mas pelo que sei, parece ter trocado de dono que na época era o Robert, e também me parece ter mudado o local, mas ainda assim pelas fotos nas redes sociais, parece continuar incrível o lugar.



Eu visitei muito poucos lugares, visitei o famoso Cânion de Furnas, que fica logo na rodovia antes de chegar à cidade, na época que fui era grátis a visitação, hoje é um parque com toda uma estrutura pra trazer segurança aos turistas.
Visitei também o complexo da Cachoeira da Pedra Ancorada, onde tem uma trilha com várias piscinas naturais.
Também visitei o retiro Viking, onde também tem algumas cachoeiras, e todos esses lugares fazem parte da Serra da Canastra, mas enfim, não conheci 1% ainda do que a Serra da Canastra tem pra oferecer.

Lugares para garantir aquela lembrancinha

Eu visitei o Museu da cachaça, onde aprendi todo o processo de fabricação da cachaça artesanal, o local ainda conta com uma vendinha de várias bebidas, como licor, cachaças e até queijos envelhecidos, pra saber onde fica, é só escrever Cachaça Sossegada e dar um Google Maps.



Também visitei o Empório Queijos Califórnia, lugar onde vende muitas lembrancinhas, além de vários doces artesanais da região, esse lugar é obrigatório.




E a comida Mineira

Sim, a comida mineira é tudo isso como dizem mesmo, tive o prazer de experimentar, é algo indescritível, não sei qual o segredo para o tempero.
Em compensação, acho que o lanche mineiro, pelo menos os que comi em Capitólio, não é igual ao paulista, aquele típico lanche "podrão" nosso, o lanche de lá é mais leve, menor, e reparei que em todo local que eu comia, eles tem o hábito de colocar batata palha nos lanches, não que os lanches não sejam gostosos, só não é o que estamos acostumados aqui no estado de São Paulo, onde um só já sacia sua fome.


Conclusão

Foi a minha primeira viagem assim de me aventurar por trilhas, fotografias, hostels, culturas diferentes, então lógico que a minha falta de experiência, me fez aproveitar menos do que eu gostaria, mas isso não foi um ponto negativo, aliás me deu experiência, e uma vontade muito grande de voltar para Capitólio/MG, principalmente agora que sou mais maduro tanto na fotografia, quanto na minha mentalidade, acredito que eu aproveitaria bem mais, independente até das fotos.
Essa viagem me marcou também por ser o início de tudo, pois foi à partir dela que não deixei mais de viajar desde 2018, e depois disso já conheci vários lugares, e continuo fazendo planos para próximas viagens.
📍Eu tenho um vídeo onde exponho mais sobre a minha falta de conhecimento na fotografia, confira : Especial Capitólio
📍Confira também a viagem que foi o ponto de virada na minha fotografia: A Viagem que transformou a minha Fotografia

🐖Esse é o Pig, caso queira alimentá-lo clique aqui .

Até a próxima,
Rafael Augusto,
Criador do Blog Foco na Vida

“Se você gosta do meu conteúdo e quer apoiar meu trabalho, considere compartilhar com amigos ou conferir meus materiais exclusivos.”

Cursos e materiais para você:

Curso de edição Lightroom Mobile | Ebook Inicialização na Fotografia

Me acompanhe também:






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda Fotografia Comigo

Um texto para os que se dizem cristãos

Você sabe escolher um café ?