Por que a fotografia de rua ainda é uma das minhas favoritas

⏱️ Tempo de leitura: 6 minutos 

Assim como todo mundo que começa a fotografar, eu tive meus ciclos na fotografia, eu já contei aqui em um dos meus textos, lá em 2013 eu comecei fotografando natureza com meu celular na época, mas foi só em 2016 que passei a fotografar mais e querer aperfeiçoar a minha técnica.

Por incrível que pareça, eu tive a minha temporada de fotos de nú artístico, ensaios femininos, e as vezes gostava de sair só pra fazer fotografia de rua.

Como já citei no texto em que conto do meu começo, eu vivia na sombra desse meu colega com quem eu saía pra fotografar, como ele tinha uma mentalidade nada a ver sobre a fotografia ter que ser preto e branco, e até ter preconceito sobre a edição, eu achava o mesmo.

Porém, uma viagem me transformou, – eu conto também no texto de como eu comecei na fotografia – essa viagem serviu para eu me reconectar com a minha essência, de quando eu comecei a fotografar, que é a fotografia de natureza.

Rafael, peraí, mas o texto é sobre fotografia de rua, onde ela entra ?

Quem conhece as minhas fotos mais recentes, acaba só vendo fotos de natureza, então quis explicar detalhe por detalhe, que embora eu goste de fotografia de paisagens, eu ainda gosto de fotografia de rua, mas faço com menos frequência.

📍E se você gosta de fotografia e quer aprender de um jeito fácil e descomplicado, conheça todos os meus conteúdos neste texto : Aprenda Fotografia Comigo 

💬 Quer receber mais dicas exclusivas e ficar por dentro de tudo que eu posto?
Junte-se ao meu canal do Telegram para trocar ideias comigo diretamente, ou inscreva-se no meu Substack para receber atualizações por e-mail!

Colheita de mandioca em uma estrada rural

O que é a fotografia de rua ?

Fotografia de rua (ou street photography, em inglês) é um estilo de fotografia que captura momentos espontâneos da vida cotidiana em espaços públicos. Ela foca, principalmente, em pessoas, situações e cenas urbanas, geralmente sem poses ou encenações, o objetivo é mostrar a realidade como ela é, de forma natural e autêntica.


Características da fotografia de rua 

Espontaneidade: as imagens não são encenadas nem planejadas com antecedência.

Ambientes públicos: ruas, praças, transportes públicos, mercados, etc.

Narrativa visual: muitas vezes, as fotos contam histórias ou mostram contrastes sociais, culturais ou emocionais.

Composição criativa: uso de luz, sombra, reflexos, linhas e enquadramentos interessantes.

Discrição do fotógrafo: muitos fotógrafos de rua tentam passar despercebidos para não interferir na cena.

Prova de discrição foi essa foto abaixo, que sem nem olhar no viewfinder ou no visor, com a câmera abaixo da cintura, só apontei e disparei e consegui pegar perfeitamente esse senhor.


Temas comuns

Expressões faciais e emoções humanas

Contrastes urbanos (riqueza/pobreza, antigo/moderno)

Situações inusitadas ou engraçadas

Interação entre pessoas e o ambiente

Um dos meus temas favoritos, é fotografar bicicletas


Equipamento

Não exige equipamentos sofisticados. Muitos fotógrafos usam câmeras pequenas ou até smartphones, pois são mais discretos. O mais importante é o olhar atento e a capacidade de capturar o momento certo.

Eu fiz essa série de fotos abaixo  só com pescadores em uma das minhas viagens ao Paraná.





Enfim, eu gosto muito da fotografia de rua, apesar de eu fazer com menos frequência, talvez seja por um pouco de receio em alguém me pegar fotografando, ou talvez tenha perdido um pouco desse olhar, mas eu gosto desse gênero de fotografia, pois as cenas do cotidiano e expressões, são cenas únicas que só aconteceram naquele momento, pra mim é onde iremos encontrar mais originalidade em uma foto, pois certas cenas dificilmente irão se repetir novamente.

E vocês gostam desse estilo de fotografia e o que mais gostam de fotografar ?

Se quiserem que eu faça um texto contando detalhe por detalhe dessa viagem que me mudou e que citei de forma resumida no outro texto de como comecei, comenta aqui também.

📍 Neste texto tem as minhas inspirações, inclusive na fotografia de rua : Minhas Inspirações na Fotografia.

📍 E eu também faço alguns exercícios na hora de fotografar pra sempre voltar a minha essência, assim como eu falo neste outro texto: Eu não saio só pra Pedalar !!!

🐖Esse é o Pig, caso queira alimentar ele com alguma moedinha, clique aqui para conhecê-lo.

Até a próxima,
Rafael Augusto,
Criador do Blog Foco na Vida

“Se você gosta do meu conteúdo e quer apoiar meu trabalho, considere compartilhar com amigos ou conferir meus materiais exclusivos.”

Cursos e materiais para você:

Curso de edição Lightroom Mobile | Ebook Inicialização na Fotografia

Me acompanhe também:

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como adquirir bons hábitos e se livrar dos ruins ?

Aprenda Fotografia Comigo

Filme O Pior Vizinho do Mundo: Deus tem um plano pra você.