Eu não saio só pra Pedalar !!!

⏱️ Tempo de leitura: 7 minutos 

 Eu não saio só pra pedalar, quando eu comprei a minha bike, lembro até hoje da frase que a senhora do estabelecimento me disse ao finalizar minha compra, além do obrigado é claro.

"Que essa bicicleta possa te levar para lugares maravilhosos".

Sim, e é isso que tem acontecido, apesar de ter tido dias que estava no meu limite, que não via a hora de chegar em casa pelo cansaço, pude desfrutar de cenas maravilhosas, lugares que eu nem sabia que existia, quando vejo paisagens que não veria por exemplo andando com um veículo motorizado, sinto um extasse de felicidade, sinto uma alegria imensa, e esses momentos pedalando tem sido de imensa paz no qual sou muito grato por ter a oportunidade de desfrutar.

Tenho prestado mais atenção nas paisagens mais simples, nos pássaros, nas árvores e até nas nuvens, realmente é uma coisa muito terapêutica, não tem explicação.

No começo eu pensava em andar vários quilômetros e me superar, mas algo mudou dentro de mim, e foi ao assistir esse vídeo, me fez repensar e me fez entender que é um hobby, que eu não sou atleta, isso é para eu me divertir, me satisfazer, embora eu monitore o meu pedal com o Strava, – porque vamos admitir que é legal você ver o mapinha com o percurso que você fez – não me sinto mais pressionado se eu não bater o meu recorde pessoal, eu só quero aproveitar.

E agora eu resolvi deixar esse meu hobby mais intencional e prazeroso, resolvi unir a fotografia, que é outro hobby que eu amo ao pedal, é uma espécie de "foto pedal", por isso o título do texto, eu não saio só pra pedalar, saio para encontrar a minha essência, saio para dar voz a minha alma.

E agora passei a levar a minha câmera fotográfica, não sei que tipo de sensibilidade estou desenvolvendo, mas tudo ao meu redor começou a parecer lindo, talvez seja meu olhar fotográfico que esteja se desenvolvendo continuamente, ou talvez eu entendi algo que não sei explicar. 

Eu decidi que nessas minhas saídas também, quero fotografar o simples, como um exercício mesmo, quero apenas prestar atenção no que os meus olhos diz, então não quero perder tempo configurando a câmera, vai ser algo apenas pra me expressar, no automático mesmo.

Eu recomendo, que você fotógrafo que já tem algum conhecimento técnico, pratique voltar as raízes, fotografar as coisas simples, sem se preocupar com velocidade, abertura, ISO, posso te garantir que sentirá uma imensa satisfação ao fotografar.

Não estou dizendo para parar de usar o controle manual da sua câmera, apenas para fazer esse exercício de vez em quando, sem pressão em fazer fotos bonitas ou técnicas.

💬 Quer receber mais dicas exclusivas e ficar por dentro de tudo que eu posto?
Junte-se ao meu canal do Telegram para trocar ideias comigo diretamente, ou inscreva-se no meu Substack para receber atualizações por e-mail!


Acima, a foto de um mosteiro aqui da minha cidade Marília/SP, para chegar a esse lugar, o trajeto é feito por uma vicinal para um dos distritos da cidade chamado Avencas, é uma parte de serra, então espere encontrar subidas bem desafiadoras.

Esse lugar é envolto de um vale, e transmite uma energia de paz, confesso que dei uma parada pra pegar água e fazer algumas fotos e queria ficar mais por conta dessa energia.

Agora quero saber de você leitor, quais os lugares mais incríveis você já teve a oportunidade e o prazer de conhecer nos seus pedais da vida, se você estiver lendo pelo Substack, pode até comentar com uma foto que tirou.

Se tiver perfil no Strava também e quiser me seguir, vou segui de volta é claro, pra poder também acompanhar o pedal de vocês.

Tenho alguns textos também que gostaria que vocês lessem.

📍Neste texto eu conto de quando comprei a minha bike, então se você também não tem uma bike e precisa de mais motivos pra comprar uma e sair por aí, não deixe de conferir : Coisas que eu gostaria de compartilhar 2025 - Parte 2/4

📍Esse outro texto é mais para uma conscientização no trânsito, e alguns cuidados básicos na hora de pedalar : Como conviver melhor no trânsito: dicas para ciclistas, motoristas e pedestres

E afinal, aquela senhora estava certa: a bicicleta realmente tem me levado a lugares maravilhosos — por dentro e por fora.


Até a próxima,
Rafael Augusto,
Criador do Blog Foco na Vida

“Se você gosta do meu conteúdo e quer apoiar meu trabalho, considere compartilhar com amigos ou conferir meus materiais exclusivos.”

Cursos e materiais para você:

Curso de edição Lightroom Mobile | Ebook Inicialização na Fotografia

Me acompanhe também:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livre-se da procrastinação das redes sociais e "faça mais tempo"

O que aprendi com o livro "Talvez Você Deva Conversar com Alguém"

Qual o sentido da vida?