⏱️ Tempo de leitura: 9 minutos
Olá, amigos!
Muitas novidades neste trimestre, bem corrido, diga-se de passagem. Consegui conhecer vários lugares e, sinceramente, posso dizer que me sinto até satisfeito com essa metade de ano.
Falando nisso... já é metade do ano! Nem dá pra acreditar. Logo mais estarei de férias, e é claro que vou compartilhar tudo por aqui. No final deste post, inclusive, conto quais são meus planos para esse tempo de descanso.
Quando começo a escrever esses posts, costumo me perder um pouco querendo contar tudo de uma vez , então vamos por partes.
💬 Quer receber mais dicas exclusivas e ficar por dentro de tudo que eu posto?
Junte-se ao meu canal do Telegram para trocar ideias comigo diretamente, ou inscreva-se no meu Substack para receber atualizações por e-mail!
Parabéns pra mim
Abril foi mês do meu aniversário, e fiquei super feliz porque minha mãe fez um bolo pra mim. Na verdade, eu sempre fico esperando um presente nessa data, quem é que não gosta de ganhar presente, né? Mas dessa vez ele não veio... nem mesmo um livro (rss). Então, eu mesmo me presenteei.
Apesar de ser uma data simbólica, acredito que esse ato de se auto presentear também é uma forma de amor próprio. A gente passa o tempo todo com a nossa própria companhia, então faz todo sentido se dar um carinho assim de vez em quando.
Exploração
As viagens, por menores que sejam, sempre trazem aprendizados.
Mesmo tendo ido para Campinas a trabalho, voltei com algumas lições na bagagem. Entre elas, um pouco mais de autoconhecimento e a percepção de como consigo me adaptar a uma nova rotina, com uma pitada de inteligência e jogo de cintura.
Outra coisa que notei foi uma melhora na minha capacidade de socializar. Nunca fui muito bom com isso, confesso, mas dessa vez consegui me sair melhor do que esperava.
E como meu lado explorador não descansa, mesmo com pouco tempo consegui conhecer alguns lugares pelas redondezas. Inclusive, entre uma folga e outra, entrei em um barco pirata, sim, por dentro mesmo! Foi uma experiência inédita e bem divertida.
Teve também trilhas e um lugar incrível com várias possibilidades de composição, eu fiz um Diário de Trilha inteiro falando desse lugar, então você pode ver o post completo e alguns perrengues que passei também.
Pelo segundo ano consecutivo, consegui ir à Fispal, uma feira de tecnologia voltada para a área de alimentos, que acontece na cidade de São Paulo.
O ponto alto da viagem foi poder conhecer novos lugares. Como a feira só acontece à tarde, tivemos a manhã livre e consegui convencer o pessoal a fazer um tour pelo Museu Catavento. Que lugar incrível! Tem um pouco de tudo por lá, é um museu de ciências superinterativo. Vou deixar algumas fotos aqui para vocês entenderem do que estou falando.
Me diverti bastante nesse dia, não só pela feira em si, mas também pelas descobertas. Conheci o sambódromo do Anhembi, que também tem uma área destinada a eventos. A estrutura é impressionante, o lugar é enorme!
Na volta para minha cidade, ainda fizemos uma parada especial em uma ecoparada do Madero. O ambiente me surpreendeu: arquitetura linda, espaço superagradável, diferente de tudo que eu já tinha visto até então.
Novo hobby desbloqueado 🔓
E eu finalmente comprei a minha bike, devo admitir que tem sido uma experiência muito agradável.
Fazia tempo que eu estava com vontade de adquirir uma para passear pela cidade e até por áreas rurais, quando eu ia fotografar em vicinais ou mesmo em estrada rurais, sempre olhava o pessoal andando e morria de vontade de fazer igual, e com o aparecimento de algumas rotas de cicloturismo na minha cidade, isso me motivou ainda mais a comprar a minha bicicleta, agora é só aproveitar ;)
Instalaram na minha cidade, alguns pontos de hidratação, e tem até algumas sugestões de rota, e o que mais me intrigou foi, procurar esses pontos espalhados pela cidade.
Reflexões
💭E nesse trimestre, eu fui ao oftalmologista, pois estava precisando refazer os meus óculos, e fazia tempo também que eu não ia, o que não recomendo, pois o certo é pelo menos 1 vez ao ano.
Enfim, fui na ótica e recebi um atendimento maravilhoso, o dono me serviu um café, levou até a mesa onde eu estava, e isso me fez refletir o seguinte, já parou para pensar que as pessoas mais bem sucedidas elas servem ao próximo de alguma maneira ?
Por exemplo, as pessoas mais ricas do mundo, elas de alguma maneira tentam trazer inovações para de alguma forma servir a humanidade, não só isso, mas são as pessoas que mais doam para instituições de caridade, elas estão sempre servindo a alguma causa maior.
Isso também me fez pensar em uma passagem bíblica: “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Mateus 20:28). Ele lavou os pés dos discípulos, curou os doentes, alimentou os famintos e acolheu os marginalizados. Servir não era apenas uma ação pontual, mas a essência do Seu ministério.
💭Depois de ver a minha irmã se formando, e uma amiga que faz faculdade sempre falando de faculdade e tals, pensei comigo, acho que vou fazer alguma coisa, e então, me inscrevi para o Enem, porém ao começar a estudar, meio que caí na real, eu não estava fazendo aquilo porque queria, eu estava tentando me encaixar em algum lugar, na verdade já até tive vontade de fazer uma faculdade, porém a que eu gostaria de fazer realmente, eu não teria condições atualmente.
E não é que eu não goste de estudar ou esteja incentivando você a não fazer isso, a minha reflexão aqui é que cada um tente encontrar seu próprio caminho, tudo bem que a vida real é diferente e nem sempre conseguimos trabalhar com o que gostamos, temos contas a pagar, então muitas das vezes o trabalho é para suprir as nossas necessidades, mas o ponto está, no meu caso, eu iria começar a fazer algo que no fundo não é o que eu queria, e todo mundo sabe que uma faculdade, você teria que investir no mínimo uns 4 anos do seu tempo, da sua vida.
Fazer uma faculdade é importante sim para a carreira profissional, mesmo que você não consiga fazer algo na área que você queira, mas vale a pena pesquisar bem, se isso te trará retorno e qualidade de vida no futuro, para que você não se arrependa (minha opinião).
💭E eu comecei a anotar os meus objetivos, e sinto que isso tem me ajudado bastante a atingi-los. Sei que isso não é nenhuma novidade para ninguém, mas só comecei a fazer depois que li o livro
Quem Pensa, Enriquece, do Napoleon Hill.
Anotar os objetivos traz mais clareza, reforça o foco e ainda motiva a gente a cumprir o que foi planejado. Isso porque escrever dá uma intenção, um propósito, e, a partir disso, fica muito mais fácil criar um plano para tornar tudo real.
Inspirações
💭 🤔Será que a sua vida está realmente ruim ou será que você está apenas se comparando demais com a vida dos outros, ou com o que os influenciadores querem que você acredite que seja o ideal?
Reflita sobre isso e perceba se não está faltando um pouco de gratidão pelo que você já tem.
📚 Eu passei a ler mais livros de ficção depois de refletir sobre
esse vídeo que assisti. Na minha cabeça, eu achava que estava “perdendo tempo” ao ler ficção, mas esse vídeo me fez entender a importância de apreciar a arte, e como ela também transforma a gente por dentro.
💌 Eu tenho uma
mensagem especial para você, que às vezes se sente rejeitado, sozinho e acha que ninguém se importa com você.
⚠️ Este vídeo explica os
diferentes níveis de estresse para que você saiba quando é hora de buscar ajuda. Assista, e você nunca mais verá o estresse da mesma forma.
🏡 O que você
acha desse vídeo? Como é a sua casa? Segue o padrão moderno ou ainda tem resquícios do antigo?
A minha casa eu tento deixar bem aconchegante, com bastante plantas, luz amarela e livros... muitos livros pela casa (rss).
Álbuns favoritos
Quero trazer alguns dos meus álbuns favoritos neste posts, aliás, o nome é "Coisas que eu gostaria de compartilhar", sei que nem todos que me acompanham curtem Rock, apesar de que você poderia dar uma chance para esses álbuns que mostrarei aqui.
Blackbird, do Alter Bridge, é um álbum que eu realmente curto muito. Ele mistura peso, técnica e emoção na medida certa. “Come to Life” tem uma energia que sempre me anima, “Watch Over You” é uma balada que toca fundo, e “Rise Today” funciona como um empurrão pra seguir em frente. A faixa-título, “Blackbird”, tem um solo de guitarra sensacional e uma mensagem forte de superação. Também gosto bastante de “Brand New Start” e “Ties That Bind”, que mostram bem o que a banda sabe fazer. Se você gosta de rock com conteúdo e sentimento, vale a pena dar uma chance.
Minha foto preferida
Acho que não é novidade essa foto estar aqui, esse paredão com essas texturas e essa pequena gruta com a cachoeira atrás, fizeram desta foto a minha favorita até agora, diga o que vocês acharam dela aqui nos comentários.
App recomendado
Se você também vive esquecendo onde parou numa série ou quer uma forma simples de organizar o que já assistiu, o SeriesGuide resolve isso fácil.
Dá pra marcar episódios, ver quando aquela série estréia ou quando sai aquele episódio, e até saber sobre estreias de filmes no cinema, ou mesmo ver a plataforma de streaming onde está aquela série ou filme que você quer assistir. E se quiser sincronizar tudo, dá pra usar com o Trakt.tv também.
É um daqueles aplicativos que você acha que não precisa até descobri-lo.
Vídeo que você talvez goste
E eu fiz um vlog andando de bike, o objetivo do vídeo e da saída de bike, era fazer algumas fotos mais profissionais com minha bike nova, consegui até fazer uma foto no estilo panning que ficou bem legal.
Todas as fotos você confere lá no meu Flickr, e não deixe de
assistir ao vídeo, tá bem divertido.
Leitura Recomendada
Comecei
Corte de Espinhos e Rosas achando que seria só mais uma fantasia qualquer, mas me enganei. A história acompanha Feyre, uma jovem humana que acaba sendo levada para o mundo dos feéricos depois de matar uma criatura na floresta. A partir daí, a coisa só fica mais intensa. Tem aventura, romance, tensão, uma construção de mundo muito bem feita e personagens que realmente te fazem querer continuar lendo. Me surpreendi com a trama, que vai ficando cada vez mais envolvente. Não é só um livro de fantasia — tem emoção, escolhas difíceis e uma narrativa que te prende sem forçar.
Comprinhas úteis
E com meu novo hobby, tive que adquirir alguns apetrechos para me dar mais segurança e tranquilidade na hora do meu pedal, então eis algumas coisinhas úteis que adquiri.
Uma delas foi esse
sistema de lanterna com pisca pisca, para me dar mais segurança quando eu for fazer meu pedal noturno, e também esse
compressor portátil que posso levar na minha mochila, tanto para usar na bike, quanto pra moto, em uma dessas, esse compressor pode me salvar até chegar em uma borracharia. 🚴
Série Recomendada
Se você curte uma boa história de espionagem, recomendo dar uma chance pra série O Dia do Chacal. É baseada num livro antigo, mas essa versão é mais moderna. A trama gira em torno de um assassino profissional que recebe a missão de matar uma figura importante, e a série acompanha toda a caçada pra tentar impedir isso.
O legal é que a história vai te prendendo aos poucos, sem precisar de muita ação exagerada. É mais sobre estratégia, investigação e tensão. A fotografia é bonita, o clima é sério e as atuação do ator Eddie Redmayne é incrível, ele que é um dos meus atores preferidos. Me lembrou aqueles filmes antigos estilo 007, que te deixam vidrado tentando entender o que vai acontecer no próximo passo.
Se você gosta de suspense inteligente e histórias bem contadas, acho que vale muito a pena assistir. Não é uma série barulhenta, mas é daquelas que te fazem pensar e ficar de olho em cada detalhe.
Carregando....
Caramba, como estou ansioso pra minha próxima viagem, desta vez eu me desapeguei um pouco do sul do Brasil, e irei para Ubatuba, já pesquisei alguns lugares para fotografar e estou muito animado e empolgado, quero fazer fotos incríveis, já pesquisei bastante o clima no mês de agosto, e será um clima agradável e com o friozinho característico dessa época, lógico que pode ter algumas coisas fora do planejado, já que Ubatuba é conhecida por suas chuvas meio que frequentes, mas já estou acostumado a lidar com isso.
Desta vez eu irei consciente de que o importante é o descanso, sem me cobrar muito em fazer fotos, já que aprendi a lição com a minha última viagem a floripa.
Ufa, esse post ficou recheado de coisas que eu realmente queria compartilhar com vocês. E agora eu quero saber: o que mais te chamou atenção em tudo isso? 🚲 Foi a bike nova? A reflexão sobre faculdade? As viagens e perrengues? Ou alguma das indicações que deixei aqui no meio do caminho?
Me conta nos comentários qual parte você mais gostou, ou até mesmo algo que você viveu recentemente e quer dividir comigo. Gosto muito quando essa troca acontece aqui, e vou responder todo mundo. 💬
E se você leu até aqui… obrigado de verdade! ❤️
A gente se encontra no próximo post, ou nas trilhas da vida.
Até a próxima,
Rafael Augusto,
Criador do Blog Foco na Vida
“Se você gosta do meu conteúdo e quer apoiar meu trabalho, considere compartilhar com amigos ou conferir meus materiais exclusivos.”
Uau, que legal. Adorei a parte do oftalmologista, também fiz meu óculos a uns dias atrás e fui bem tratada, a gente fica bem feliz né, com esses gestos. E já estou ansiosa pelas fotos das férias, aproveite e bom descanso. 😉😊
ResponderExcluirObrigado, pode deixar, farei fotos incríveis 🤩
Excluir