Diário Visual - Desbravando Florianópolis

 Olá leitores, trilheiros, aventureiros ou amante da natureza !!!

Estes posts tem como objetivo contar detalhes sobre minhas experiências e lugares que visitei, e também serve como um diário para mim.

Tenho uma série lá no meu canal do Youtube também do diário visual, mas aqui sinto que posso descrever com mais detalhes minhas experiências.

E hoje contarei sobre as férias que tive em Florianópolis onde meu objetivo era conhecer o mirante do Morro da Coroa com vista para a praia da Lagoinha do leste, e estou feliz que cumpri esse objetivo.

Então sem mais demoras, vou falar dia por dia que passei nesse lugar maravilhoso.


No final deste post, vou deixar o vídeo também, lá mostro o que levei de equipamentos e como me preparei para esta viagem.

 

Basicamente, levei uma mala com roupas e a mochila. Novamente não estou ganhando nada pra fazer propaganda, mas consegui usar a mesma camiseta várias vezes, o que me economizou várias peças normais, pois acreditem, a camiseta realmente não cheira suor.

Devo admitir que as 14 horas no ônibus, foram bem leves, já que assisti vários filmes que deixei offline no meu celular e também consegui ler meu Kindle que levei comigo.

Peguei o ônibus na terça feira dia 06 às 10h40 mais ou menos, pois ele atrasou um pouco e fui chegar por volta das 02h46 da manhã do dia 07, devo dizer que fiquei meio temeroso de não ser recebido esse horário, que o dono da pousada estivesse dormindo, mas no final deu tudo certo.


07/08/2024 - Praia do Campeche

Bom, comecei minha manhã na praia do campeche, é muito perto de onde eu estava, 10 minutos de a pé, segui uma trilha próxima dali e já dei de cara na praia, a praia até que tava cheia, mesmo com o friozinho que estava, fiz algumas fotos porém nada de grandioso ( na minha opinião é claro, vocês me dizem se gostaram, o link das minhas redes sociais, vou deixar no final deste post ).


 Estas fotos usei meu preset Beach Cinematic, com cores de cinema.

Tinha uma casinha, que usei para fazer algumas composições e uma passarela também, e encerrei meu dia pois estava muito, mas muito cansado mesmo, não estava nem aguentando o peso da minha mochila nas costas.

Voltei para a pousada, descansei, depois tomei um banho para ir almoçar e de noite, resolvi ir no cinema assistir ao filme do Deadpool, quase não consegui assistir direito por conta do sono, olha que era 09 da noite.


 

A pousada onde fiquei

Antes de irmos para o próximo dia, quero mostrar a pousada onde eu fiquei, o nome da pousada é " Tônapraia ", a pousada é bem simples, porém atendia perfeitamente como meu QG, escolhida estrategicamente para explorar a região.

A pousada tem uma decoração de estilo francesa, o que a torna bem charmosa, a diária é incluso café da manhã, e os quartos são suíte com ar condicionado, frigobar e duas camas, uma de casal e uma de solteiro.

O café da manhã é simples, porém o preço por ser perto da praia, estava baratíssimo.




08/08/2024 - Praia da Armação

Esse dia estava bem nublado, porém não me desanimou nem um pouco, pelo contrário, fiquei mais entusiasmado, já que a luz nesses dias é ótima para fotos de longa exposição.

O lugar é como se fosse uma vila de pescadores, e daí que sai o barco para a ilha do Campeche.

Tem um pequeno morrinho com uma imagem de um santo, e de lá também tem a vista para a praia do Matadouro.

Tive a sorte neste dia também de ver baleias na praia da armação, porém estavam muito longe, não cheguei a vê-las totalmente para fazer um registro mais decente, mais mesmo assim valeu a pena estar nesse dia e ter essa sorte.



09/09/24 - Trilha da Lagoinha do leste

Ahh, o que dizer desse lugar incrível, bom, valeu o sacrifício, foram mais de duas horas de trilha, entre subidas e descidas íngrimes, confesso que teve horas que achei que não ia aguentar, e também confesso que estava com medo de chover, pois aí seria um caos enfrentar tudo isso.

A trilha em si é fácil, caso tenha um preparo físico melhor do que o meu, lembrando que eu estava carregando uma mochila com equipamentos também.

Porém, foi uma das maiores experiências da minha vida, contemplar esse lugar, essa beleza, e um sentimento de missão cumprida, pois queria visitar o lugar.

Fiz muitas fotos incríveis, fotos do mirante, fotos minimalistas, enfim, outra coisa que queria falar aqui, as trilhas tem vários escoamentos de água, o que torna a natureza impressionante também, é ver tudo isso, e ver como está preservado também.

Depois de uma longa trilha, almocei em um restaurante ali próximo, e a comida estava maravilhosa.

A minha roupa ficou totalmente molhada por conta do suor, mesmo com o frio que estava.

O resto do dia foi de descanso, é claro, sem saídas de noite, nem pra comer, resolvi pedir pizza por aplicativo.

Só gravei na volta o meu tempo e a distância, então dupliquem esses valores e terá o tempo total aproximado.


 

10/08/24 - Centro e Ribeirão da Ilha


Esse dia foi um dia que tirei pra conhecer mais do centro também e um pouco da cultura da cidade, já que Floripa é uma cidade bem completa, então tudo que você imaginar de lazer, tem !!!

Fui na praça Hercílio Luz e também na ponte conhecer, a ponte Hercílio luz é um dos cartões postais da cidade, e aos finais de semana, ela é aberta somente para pedestres.


Também fui conhecer o Forte Santana, que fica logo abaixo da Ponte, um lugar histórico construído em 1763.

Dentro possui um pequeno museu com algumas maquetes, onde conta um pouco da história da época em que era usado para defender a antiga ancoragem da Vila Nossa Senhora do Desterro ( hoje Florianópolis ).

Vale a pena visitar também, mas de tarde em um por do sol daria uns fotões.



Fui ainda no mercado público, procurar algumas lembranças, e conhecer um pouco o centro antigo, logo depois fui no shopping, comer alguma coisa e voltei para a pousada para descansar um pouco.



E fechei minha aventura na ilha no final da tarde com um por do sol incrível na parte sul da ilha, em um lugar chamado Ribeirão da Ilha, o lugar me surpreendeu demais, pois achei que era um lugar mais remoto, porém era um lugar até que agitado, com vários decks com vista para a Baía, e vários restaurantes com culinárias típicas e uma arquitetura melhor ainda.

Fiz uma das fotos que mais gostei, mas será surpresa, tentem adivinhar olhando elas nas minhas redes sociais, vou deixar para colocar no próximo " Coisas que gostaria de Compartilhar ".

Não consegui tirar fotos do centrinho , pois estava dentro do Uber, mas colocarei uma abaixo só pra vocês terem noção do que estou falando.

 

Foto: Daniel Vianna/MTur

 

Fiquei totalmente agradecido esse dia por ter contemplado a vista que tive desse local com aquele por do sol, com certeza ficou na minha lista de lugares favoritos de todos os tempos.

Quem sabe não faço um post, os meus lugares favoritos das viagens que faço por aí.

 



Enfim, foi uma viagem inesquecível, onde com certeza ficará na memória por muito tempo, e espero ter compartilhado de emoção com vocês, para que visitem também esses lugares, ou deixem dicas também de lugares para eu conhecer.

Me despeço por aqui, e fiquem com o vídeo no Youtube também abaixo, e mais abaixo ainda, todos os links para minhas redes sociais.

Abração e até a próxima !!!


 

Curso de edição Lightroom Mobile Ebook Inicialização na Fotografia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lições de Vida e Fotografia em A Vida Secreta de Walter Mitty

Não Se Enrola, Não: O Que Aprendi Com Esse Livro Sobre Relacionamentos

As 9 Leis Inegociáveis da Vida