Use Todo o Potencial do seu Celular !!!!

Tempo estimado de leitura: 9 minutos ⏳ 

Olá fotógrafos !!!

"Quer fazer fotos incríveis apenas com o celular? Não se preocupe, começar com o que você tem é o primeiro passo para se tornar um grande fotógrafo!"

Se você tem apenas seu celular para fotografar, não se preocupe.

É normal surgir essa vontade de fotografar e termos apenas nosso aparelho de bolso pra começar, eu também comecei assim e posso dizer que aprendi muita coisa.

Graças a curiosidade de ir aprendendo novas técnicas, podemos ir aprimorando nossa identidade e nada melhor do que treinar inicialmente com o celular.

Podemos ir aos poucos nos conhecendo e desenvolvendo nossa identidade na fotografia e também aprendendo ao ponto de saber quando será o momento de adquirir uma câmera e assim será algo que irá agregar na nossa fotografia.

"Quer receber mais dicas exclusivas? Junte-se ao meu canal do Telegram, e troque ideias comigo diretamente!"


 


 Foto feita com celular no automático, só tendo um pouco 

de conhecimento de luz e editando um pouco


Por que começar com o celular e a importância do conhecimento antes do equipamento

Eu defendo você não ir gastando dinheiro com equipamentos logo de início, pois assim você pode se frustrar sem o conhecimento necessário, por isso adquira conhecimento para assim você aproveitar o máximo dos seus equipamentos, o que você já tem e o que pretende adquirir futuramente.

Começar com o celular e descobrir o seu nicho e criar sua identidade, vai te ajudar depois na escolha da câmera  e lentes adequada para você, economizando assim uma grana, já que equipamentos fotográficos não são baratos.


Veja Também: 5 Formas de aprender de vez a fotografar !!! 


Dicas para fotografar com o celular


Mas vamos lá, como você pode usar todo o potencial do seu celular, e fazer fotos incríveis mesmo sem ter uma câmera ?

Presumindo que você já tenha uma noção de luz, sabendo escolher melhor horário, posição e já saiba compor uma foto e não quer ter trabalho, só chegar e clicar, experimente usar o HDR da sua câmera.

Utilize o HDR: O HDR ajuda a produzir fotos mais equilibradas e realistas, destacando detalhes que poderiam ser perdidos em uma única exposição.

Compensação de Exposição: Mesmo no automático, você pode usar a compensação de exposição pra clarear ou dar uma escurecida, principalmente se tiver no contra luz e quiser fazer uma foto de pôr do sol por exemplo.

Alguns celulares você apenas clica na câmera e aparece uma pequena barrinha na tela do celular, alguns aparelhos você pressiona e segura para aparecer e com isso você consegue travar a exposição também no cadeadinho, pois no automático, sua exposição costuma se ajustar automaticamente, as vezes atrapalhando.


Explore o potencial do Lightroom Mobile


Eu sugiro que você baixe o Lightroom Mobile para o próximo passo e usar a câmera dele, para tirar melhor proveito do seu celular.

Modo Profissional : Com o modo Profissional, você tem um controle melhor sobre sua fotografia, podendo até fazer fotos de longa exposição, ou congelar movimento, controle de ISO, Temperatura, e até controle de foco.

Se você baixou o Lightroom Mobile e estiver usando a câmera, vou falar na ordem com que aparece na câmera do aplicativo.

A primeira opção é a velocidade do obturador, onde você controle o tempo com que a luz vai entrar no seu sensor, influenciando diretamente na exposição da sua imagem.

Resumidamente falando, com uma velocidade menor você consegue fazer  fotos de longa exposição ( você vai precisar de um tripé, e colocar um timer para o celular estabilizar depois que você pressionar o botão de disparo), fotos noturnas de longa exposição será mais fácil fazer, porém fotos durante o dia vai ser mais difícil com celular, pois nas câmeras fotográficas, temos os filtros ND.

Você pode usar a criatividade e colocar algo na frente da lente do celular, para dar uma escurecida, como por exemplo, um óculos de sol, assim você conseguirá fazer aquelas fotos de cachoeira com efeito véu de noiva também.

A segunda opção é o ISO, o ISO é a sensibilidade de luz no sensor, ou seja, quanto mais alto, mais claridade e ruído você vai ter na sua imagem, se o seu intuito é qualidade na foto, utilize valores mais baixos.

Para não aumentar o seu ISO, tente usar fontes externas de luz caso você não tenha fontes naturais de luz.

A terceira opção com um " Wb " é o balanço de branco ou white balance.

O balanço de branco na fotografia é como ajustar as cores para que a imagem pareça natural. Imagine que você está tirando uma foto dentro de casa, onde a luz é amarela. Sem o balanço de branco, a foto pode ficar com um tom amarelado. Com o balanço de branco, a câmera ajusta as cores para que o branco pareça realmente branco, e as outras cores fiquem mais naturais.

É como se a câmera tivesse um "filtro mágico" que corrige as cores para que a foto fique bonita e realista, independentemente da luz do ambiente. 

Ajuste seu balanço de branco para ter cores mais realistas de acordo com o ambiente, se você estiver fotografando em DNG, apenas deixe no automático (vou explicar o porquê depois).

E o último é o controle do foco, onde você pode controlar onde você quer focar e onde deixar desfocado basicamente.

Formato DNG: Na câmera do Lightroom Mobile você tem um acesso fácil a esse formato de arquivo.

Se você não for editar sua foto, não tem a necessidade de você usar esse tipo de arquivo, pois o DNG é um tipo de arquivo cru (RAW) próprio para edição.

Com esse tipo de arquivo, você tem uma gama maior para restaurar sombras e altas luzes, tem todos os balanços de branco possíveis (ajustando a temperatura na edição ) e consegue extrair uma qualidade maior do arquivo também. 

Evite: As vezes ficamos tentados para fotografar algo que está longe e acabamos usando o zoom do celular, infelizmente essa função diminui a qualidade da sua foto, deixando ela cheia de ruídos também.

Evite também usar o flash do celular, pois a luz direta pode estourar algumas partes da sua foto e refletir também essa luz, deixando uma estética feia na sua imagem, principalmente em fotos de pessoas onde fica aquele efeito de olhos vermelhos.

Acredito que com essas dicas você conseguirá extrair todo o potencial do seu celular, e se quiser aprender fotografia comigo, não deixe de conferir este artigo onde explico como.

Se quiser aprender mais sobre os pilares da fotografia, acompanhe esse primeiro artigo explicando sobre exposição e fotometria.

E confira também um dos pilares mais importante da fotografia, que é a composição.

Confira também este vídeo antigo que fiz lá no meu canal do Youtube Como Tirar fotos melhores com seu celular.

 
 
Até a próxima,
Rafael Augusto,
Criador do Blog Foco na Vida

“Se você gosta do meu conteúdo e quer apoiar meu trabalho, considere compartilhar com amigos ou conferir meus materiais exclusivos.”

Cursos e materiais para você:

Curso de edição Lightroom Mobile | Ebook Inicialização na Fotografia

Me acompanhe também:

Comentários

  1. Estas dicas ajudou demais, é o primeiro conteúdo que vejo assim tão completo sobre fotografia com celular.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lições de Vida e Fotografia em A Vida Secreta de Walter Mitty

As 9 Leis Inegociáveis da Vida

Não Se Enrola, Não: O Que Aprendi Com Esse Livro Sobre Relacionamentos