Coisas que eu gostaria de compartilhar 2025 - Parte 4/4

 Devo admitir que esse último trimestre não foi como eu esperava, eu saí bem menos do que eu tinha planejado, não deu certo algumas trilhas que planejava fazer, no trabalho foi meio corrido também, e sem contar que fim de ano é época de chuvas, mas nada de desanimar, aliás, nem sempre a vida é como planejamos e nem tudo vai estar ao nosso controle.

Apesar de tudo tive alguns momentos memoráveis, algumas trilhas de bike por exemplo, onde pude presenciar paisagens lindas, mas também trilhas bem desafiadoras, também visitei uma cachoeira, na qual fazia tempo que não ia, enfim, deu pra aproveitar um pouco.

Também turistei a minha cidade, visitei o museu arqueológico daqui, que nunca tinha ido, descobri uma livraria nova, no qual achei empolgante, pois amo descobrir e visitar lugares novos.

Mas parece que o melhor ficará para o ano que vem, pois tenho alguns planos e assim espero que dê certo.

Vamos começar do começo.

💬 Quer ficar por dentro de tudo que eu posto? Se inscreva no meu Substack para receber atualizações por e-mail!

Minhas aventuras no Pedal

Pra começar, fui a um pedal em uma serra, bem desafiador, com descidas bem técnicas e já que desci, tive que subir.

Enfim, a trilha passava por algumas propriedades já liberadas, então tinha a necessidade de abrir e fechar algumas porteiras, foi quando alguns doguinhos veio latindo na minha direção, eles se acalmaram pois não mostrei hostilidade, e no que fui acariciar um dos doguinhos, encostei na cerca que não sabia que era elétrica e tomamos choque os dois juntos, tadinho do doguinho que saiu gritando, minha única indignação, foi não ter uma placa que avisava que a cerca era elétrica, já que ela não fazia aquelas barulhos típicos que uma cerca elétrica faz, mas no final tudo vira história, e o engraçado é que fiquei pensando comigo, " o doguinho vai achar que eu dei choque nele ".

 

 

 

Depois desse pedal, fiz um outro pedal, não no mesmo dia é claro, mas era um outro lugar em que estava querendo conhecer também, mas vou te contar que quase não aguentei, o dia estava muito quente, apesar de eu tomar muito água, que não é somente o recomendado, minhas pernas travaram de cãibras, quase não aguentei chegar em casa, mas valeu a pena pelos cenários incríveis por onde passei, com direito até a comer um bolo que levei, na entrada de uma fazenda linda, e que paz de lugar.

Fazenda onde parei pra comer meu bolo.

E ainda teve um outro pedal mais suave que fiz com um amigo, fomos para um distrito chamado Dirceu aqui na minha cidade, e quando eu digo que não saio só pra pedalar, é porque presto atenção em tudo a minha volta, gosto dos cenários rurais, da tranquilidade em poder andar nas estradinhas de terra sem aquele trânsito perigoso a nossa volta.
E sempre que saio com esse meu amigo tem algum perrengue, na hora de calibrar a minha câmera, ele sem querer quebrou o bico, e tivemos que trocar a câmera antes do nosso pedal, e este dia também estava bem calor, mas o que nos salvou foi uma água de coco que comprei, é pessoal, água de coco é melhor e mais saudável que muito gelzinho vai por mim.

Foto incrível que fiz com celular nessa saída

⚠️ Você também pode aprender a fazer fotos incríveis assim com seu celular, é só saber a técnica certa, adquira agora o meu ebook de inicialização na fotografia, e aprenda técnicas que vão transformar suas fotografias, você tendo uma câmera ou um celular !!! 


Turistando Minha Cidade

Sempre tive um olhar mais atento a minha cidade, que apesar de não oferecer tantos atrativos pelo porte que ela tem, mesmo assim tem alguns lugares que sempre gostei de visitar, como o Bosque Municipal para as minhas caminhadas, e que apesar de ser um local simples com bastante natureza, transmite uma paz e gosto de caminhar por lá pra conseguir clareza nos meus pensamentos.
Também tem uma cachoeira que embora fique em uma propriedade particular, acredito que o proprietário não ligue muito que o pessoal entre, essa cachoeira fazia um tempinho que não visitava, então fui lá pra tentar fazer umas fotos, e o legal é que consegui testemunhar um cardume de peixes fazendo uma espécie de ciclone na água, o que na foto ficou bem legal.


O cardume na foto, essa espécie de ciclone preto à esquerda

Também visitei o Museu Arqueológico, não tirei muitas fotos, pois é um local bem simples com algumas replicas e alguns fósseis achados, mas bem interessante você conhecer algo que tem na sua cidade para fomentar um pouco o turismo local, que falando nisso, tem um projeto para construção de um novo Museu, e pelas fotos que vi, será algo de primeiro mundo.
Na minha cidade, há também grandes universidades, e uma delas é a Unimar, ela abrange uma área enorme onde tem até fazenda, e tem um espaço aberto também para o público, uma espécie de fazendinha com alguns animais e um ambiente agradável e propício para uma leitura, e foi o que fiz, aproveitei o lugar para a minha leitura e também fiz algumas fotinhas despretensiosas.





Leitura Marcante

Que eu gosto de viajar, isso não é nenhum segredo, mas depois que li o livro fé latina, a minha vontade de sair por aí, seja de bicicleta, ou moto ou um carro, tanto faz, essa vontade de liberdade, de conhecer lugares, fotografar, conhecer diferentes culturas, sinto que a minha alma necessita disso.
E você, sente essa necessita imensa de sair por aí e descobrir novos lugares, novas paisagens, sentir a energia da natureza onde você pisa ?
Me conta nos comentários pra eu saber que não só eu, e me conta o que você tem feito pra tornar isso possível.



Aplicativo Recomendado 

O Altlas é um aplicativo que uso para fazer as minhas trilhas, pois ele identifica no próprio mapa, algumas trilhas já existentes, e ele nunca me deixou na mão, pois já fui em algumas trilhas não demarcadas que contei com ele sem nenhum problema.
Uso ele no meu Android, então não sei se tem ele pra IOS, mas fica aí minha sugestão.

Trilhas demarcadas no app


Filme Recomendado

O Curioso Caso de Benjamin Button é um filme sobre o tempo e sobre aceitar a vida como ela é. A ideia de um homem que nasce velho e rejuvenesce serve apenas como pano de fundo para uma mensagem mais profunda: cada fase da vida tem valor, mesmo quando não segue o roteiro esperado.

O filme nos lembra que o tempo não pode ser controlado, apenas vivido. Algumas pessoas entram na nossa história para ficar, outras apenas para nos transformar. Amar, aqui, é aceitar o agora e entender que nem tudo foi feito para durar.

No fim, Benjamin Button nos convida a viver com mais presença, porque o tempo passa de qualquer jeito. E o que fica é como escolhemos atravessá-lo.


Vídeo que talvez você goste

Este vídeo faz parte de um texto que fiz aqui para o meu blog, sobre uma viagem memorável que tive, eu peguei alguns vídeos curtos que eu tinha e fiz uma compilação.

Se quiserem ler sobre essa viagem também, o link está na descrição do vídeo : Vídeo Complementar Blog (A Viagem que transformou a minha Fotografia ).


Um dos meus álbuns preferidos

The Circle é um dos álbuns mais maduros do Bon Jovi. Lançado em um período de crise econômica, o disco olha menos para o glamour do rock e mais para a vida real. Suas músicas falam de trabalho, dignidade, perseverança e esperança em meio às dificuldades.

É um álbum direto, honesto e com letras que conversam com quem está tentando seguir em frente, mesmo quando tudo parece instável. The Circle mostra um Bon Jovi mais humano, com os pés no chão, falando sobre fé, amor duradouro e escolhas diárias.

Não é um disco sobre grandes sonhos, mas sobre continuar. E, muitas vezes, isso já é o suficiente.


Uma das minhas fotos preferidas

Embora essa foto não seja recente, eu reeditei ela para imprimi-la, fiz essa foto de um por do sol em Oriente/SP, e gostei muito do resultado, pois essa foto foi a união de duas fotos, onde fiz uma foto do céu para registrá-lo em todo o seu resplendor, e outra do primeiro plano, para pegar totalmente focado.


Inspirações e Reflexões

🖌️ E pra começar, vamos falar de dopamina, que é uma coisa que sempre trago aqui pra compartilhar com vocês, e aqui compartilho algumas formas de dopamina lenta.

😕Seja gentil, você não sabe o que o outro está passando, tudo bem que as vezes a pessoa pode ser um idiota mesmo, mas nunca se sabe, faça sua parte, não julgue, não destrate.

🎅Esse é um daqueles videozinhos pra celebrar a união neste natal, mas ele também traz uma mensagem, leia a legenda também.

💛✨Cada pessoa carrega um universo próprio, cheio de escolhas inesperadas. E quando alguém tem a coragem de viver essas escolhas do seu jeito, o mundo ao redor ganha um brilho diferente. 

♥️Algumas imagens que irão te fazer refletir sobre a vida.

Comprinhas Úteis

 Eu decidi que irei imprimir mais fotos das minhas viagens e dos meus momentos para eternizá-los e de quebra quero fazer algo bem nostálgico, comprei esses álbuns que remetem aos anos 90, quando guardávamos em uma caixa de sapato, e folheávamos as fotos quando juntava a família.
Comprei esses álbuns na Shopee, segue o link pra quem se interessar : Álbum Kodak.



Queimei a língua

Pelo menos aqui na minha cidade, eu queimei a minha língua, fiz esse texto, " Não deixe o Natal Morrer ", pois em muitos lugares tem se perdido essa tradição de iluminar as casas, a cidade, mas esse ano, veio com tudo e não podia deixar de compartilhar com vocês em como ficou linda a minha cidade.




Carregando...

Estou pretendendo ir nesses chalés no começo do ano, tenho até uma companhia já, porém aconteceram alguns imprevistos que podem atrapalhar, então como eu disse no começo deste texto nem sempre a vida é como planejamos e nem tudo vai estar ao nosso controle, mas caso dê certo, com certeza terá textos, fotos, vídeos contando tudo pra vocês.


Conclusão

No fim das contas, esse texto é só um retrato sincero de um período que não saiu exatamente como eu planejava, mas que ainda assim teve beleza, aprendizado e bons momentos. A vida é assim mesmo. Nem sempre do jeito que a gente imagina, mas quase sempre do jeito que a gente precisa.

Desejo de coração que o próximo ano venha com mais presença, mais calma, mais coragem pra sair do lugar e mais sensibilidade pra enxergar o que já está bem na nossa frente. Que a gente planeje, sonhe, mas também saiba aceitar quando os caminhos mudam.

Feliz Ano Novo pra você que chegou até aqui. Que 2026 venha com saúde, boas histórias e muitos momentos simples que valham a pena ser lembrados.

Se alguma parte desse texto conversou com você, deixa um comentário aqui embaixo. Quero muito saber como foi o seu ano e o que você espera do próximo.
E se ainda não é inscrito, se inscreve por aqui pra acompanhar os próximos textos, fotos, vídeos e viagens que vêm por aí.

A gente se encontra no próximo caminho. 🚲📷✨

📍Veja tudo o que compartilhei do meu 3° trimestre do ano: Coisas que eu gostaria de compartilhar 2025 - Parte 3/4

🐖Esse é o Pig, caso queira alimentá-lo clique aqui .

Até a próxima,
Rafael Augusto,
Criador do Blog Foco na Vida

“Se você gosta do meu conteúdo e quer apoiar meu trabalho, considere compartilhar com amigos ou conferir meus materiais exclusivos.”

Cursos e materiais para você:

Curso de edição Lightroom Mobile | Ebook Inicialização na Fotografia

Me acompanhe também:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda Fotografia Comigo

Insights e Lições dos Livros que li esse Ano. Parte 3

Um texto para os que se dizem cristãos