Qual o sentido da vida?
⏱️ Tempo de leitura: 10 minutos
Acho que todos já fizeram essa pergunta, ou pelo menos já pararam pra pensar, qual o sentido da vida ?
Qual será o meu propósito aqui nesta terra?
Sinto dizer mas eu não tenho a resposta para essas perguntas, mas não saia daí não, pois vou te fazer refletir e quem sabe você não encontre uma resposta por si só.
Quando se fala em propósito, é difícil não levar em questão o lado espiritual, pois muito se acredita que já nascemos com certo dom para algo, há quem faça algo que sente imenso prazer por acreditar que já nasceu para fazer aquilo.
O que vou falar aqui, são frutos das minhas reflexões e do que eu acredito.
Eu acredito sim, que nascemos com um propósito, e que Deus nos deu dons, para sermos usados por ele de alguma forma, acredito que muita gente se sente vazia, sem um sentido da vida por não ter uma relação com o Criador.
💬 Quer receber mais dicas exclusivas e ficar por dentro de tudo que eu posto?
Junte-se ao meu canal do Telegram para trocar ideias comigo diretamente, ou inscreva-se no meu Substack para receber atualizações por e-mail!
Um dos livros que fala isso de forma espiritual, é o livro Uma vida com propósito de Rick Warren, e uma das principais mensagens do livro é essa:
"Você não está aqui por acaso. Você foi criado por Deus e para Deus, e até que compreenda isso, a vida nunca fará sentido."
– Rick Warren
Partindo desse pressuposto, você concordando ou não — já que você é uma pessoa livre e pode tentar encontrar um sentido da sua maneira e se achar, claro, pode compartilhar conosco — fomos criados para sermos semelhantes a Jesus, ou seja, ajudar ao próximo e evoluir espiritualmente e consequentemente como pessoa.
Acredito fortemente que um dos sentidos da vida é evoluir como pessoa em todos os sentidos e de alguma forma agregar algum valor para o mundo, mantendo um relacionamento com Deus.
Ainda sobre o livro Uma vida com propósito : O sentido da vida é viver para Deus, amar aos outros, crescer espiritualmente, servir com propósito e cumprir a missão que Deus tem para você no mundo.
Tem um outro livro também que aborda esse tema, porém misturando espiritualidade universal, ou seja, não só o cristianismo como o anterior, e ciência, este livro é O Buda e o Cara de Vishen Lakhiani.
Ele defende que o propósito de vida está em sair do piloto automático e agir com intenção e significado.
“Você não está aqui apenas para sobreviver. Está aqui para criar, crescer e deixar sua marca no mundo com alegria.”
– Vishen Lakhiani
A partir deste trecho do livro, podemos refletir que estamos aqui para criar algo no mundo, seja algum tipo de arte, talvez você tenha um dom como pintura, fotografia, música, ou mesmo criar algo que vai ajudar outras pessoas e da mesma forma que eu penso, crescer como pessoa.
Vishen também defende que vivamos com autenticidade, liberdade e contribuição.
Quando pensamos em autenticidade, podemos pensar novamente em algum dom que temos, ou algo que façamos de uma maneira só nossa.
Liberdade seria, não trabalhar só pelo dinheiro (claro que esse assunto é um pouco complicado, já que muitas pessoas vivem realidades diferentes), não viver de acordo com padrões externos, como buscar fama ou viver de consumismos, e contribuição que seria contribuir ou ajudar de alguma maneira deixando sua marca no mundo para ajudar pessoas.
O raciocínio até agora está em crescer espiritualmente e como pessoa, e contribuir de alguma forma no mundo ajudando as pessoas, tentando criar algo que você saiba fazer bem e sinta prazer fazendo.
O primeiro livro traz o sentido de uma forma mais espiritual, o segundo de uma forma mais universal e agora temos Viktor Frankl, que trouxe seu ponto de vista no livro Em Busca de Sentido de uma forma mais existencial.
Viktor sobreviveu aos campos de concentração na época do nazismo, então de fato ele passou por muitas experiências e aprendeu muito com sua dor, e segundo ele relata, você consegue encontrar sentido na dor se você tiver algo pelo que viver.
O porquê dele era reencontrar a esposa dele, mesmo sem saber se ela ainda estava viva e compartilhar a sua teoria sobre a logoterapia.
Viktor assim como outros autores também defendem que vivamos de forma altruísta, experimentando algo como bondade, amor, verdade e beleza, contemplando a natureza e diferentes culturas e viver uma vida com responsabilidade como um todo.
O que se dá a entender como uma vida responsável ?
Cuidar da saúde, ser leal as pessoas que você ama, ser exemplo no trabalho que faz, realizar da melhor maneira possível, não dizer não as pessoas que precisam se você tiver oportunidade de ajudar, isso são só exemplos, cada um sabe o que é viver uma vida com responsabilidade.
Não espere encontrar um sentido se você age de forma irresponsável, tem mal hábitos, se embebeda, usa substância tóxicas ou trai o seu cônjuge entre outras coisas que de alguma forma atrapalhem seu crescimento.
Aqui acrescentamos algo ao sentido da vida aprendido com Viktor, que é ter pelo que viver, pode ser um trabalho, uma atividade, uma pessoa, mas agora estamos cada vez com mais clareza diante de descobrir um sentido, mesmo que não tenhamos alguma resposta definitiva ainda.
Mas acredito que todos que estão lendo devem ter reparado que a maioria dos autores falam em viver de forma altruísta, então será que esses autores experimentaram algo vivendo dessa maneira?
Será que o trabalho quando feito de forma a ter um impacto positivo ao mundo, nos gera esse sentido?
Será que algum tipo de arte que nos faz expressar e que com certeza chega a alguma pessoa que estava precisando daquele alento, também seria uma forma de encontrar um sentido ?
Ou mesmo aquela pessoa que amamos, que se imaginarmos perdê-la um dia, a vida não faria mais sentido?
Não sei você, mas já sentiu a sensação de um ato altruísta, como ajudar alguém com qualquer simples ação, como dar lugar a alguém no ônibus, ajudar alguém a atravessar a rua, ou ajudando com alguma doação?
Essa sensação mesmo que por pouco tempo será que seria o estopim do sentido da vida no interior do nosso ser ?
Eu também não posso deixar de citar um versículo bíblico que reforça tudo o que eu disse.
“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”
– Mateus 22: 37-39
Se a gente conecta esse versículo com o que você já refletiu e com tudo o que falei aqui, fica bem claro:
“Amar a Deus de todo o coração” aponta para um propósito espiritual, ou seja, reconhecer que a vida tem um significado maior quando nos relacionamos com o Criador.
“Amar o próximo como a si mesmo” traz a dimensão prática do sentido: viver para servir, ajudar, contribuir, crescer junto e deixar o mundo melhor.
Pra finalizar, tem mais um trecho do livro, O obstáculo é o Caminho de Ryan Holiday, que também achei muito interessante e que faz sentido.
Em todos os momentos , a vida nos faz uma pergunta e nossas ações são a resposta. Nosso trabalho é simplesmente responder bem.
A vida é incerteza, então o único controle que temos é a maneira como respondemos a cada situação, prosseguindo:
A ação correta – Altruísta, dedicada, magistral, criativa – é a resposta a essa pergunta. Essa é uma maneira de encontrar o sentido da vida e transformar cada obstáculo em uma oportunidade.
Mais uma vez, outro autor citando ações altruístas, agir com responsabilidade diante das incertezas da vida, então não custa tentar também, só teremos a ganhar agindo dessa forma.
E finalizando esse trecho do livro:
Porque tudo o que devemos fazer são três pequenos deveres: tentar com afinco, ser honesto e ajudar os outros e a nós mesmos.
Acho que essa última parte não precisa explicar muito mais depois do que já falei por aqui, este é um texto para você refletir também.
Uma última frase de um político, advogado e plantador de algodão, Leroy Percy ( 1860-1929), do estado americano do Mississippi.
O trabalho de um homem é tornar o mundo um lugar melhor para se viver, na medida em que ele for capaz – sempre lembrando que os resultados são infinitesimais – e cuidar da própria alma.
Conclusão
No fim das contas, talvez o sentido da vida não seja uma resposta pronta, mas uma construção diária. Entre nossas buscas, erros, aprendizados e momentos de conexão com o outro e com o divino, vamos deixando pistas pequenas, mas poderosas sobre o que realmente importa.
Não existe um caminho único ou uma fórmula mágica. Mas uma coisa parece clara: viver com intenção, buscar crescimento interior, contribuir de forma genuína e amar a Deus, ao próximo e a si mesmo são pontos em comum nas visões mais profundas sobre o propósito da vida.
Se a sua vida hoje parece sem sentido, talvez seja o momento de parar, refletir e começar a agir com mais consciência, espiritualidade, autenticidade e amor. Comece pequeno. Um gesto. Uma conversa. Um agradecimento. Um cuidado com alguém ou com você mesmo.
Como disse Ryan Holiday, "a vida nos faz uma pergunta, e nossas ações são a resposta". Que a sua resposta seja sincera, cheia de propósito e, acima de tudo, feita com o coração.
E você? Que resposta tem dado à vida?
Recado final: Ao clicar no nome dos livros que citei aqui, você será redirecionado ao site de compras da própria Amazon, então se tiverem interesse em adquirir alguns desses livros, usem esses links para me ajudar, pois não ganho nada compartilhando esses textos por aqui, além atenção de vocês é claro e a sensação de estar ajudando as pessoas.
📍Aprenda algumas formas de ter mais clareza na sua vida e assim poder focar no seu propósito : 10 Hábitos para ter mais clareza na sua vida.
Até a próxima,
Rafael Augusto,
Criador do Blog Foco na Vida
“Se você gosta do meu conteúdo e quer apoiar meu trabalho, considere compartilhar com amigos ou conferir meus materiais exclusivos.”
Cursos e materiais para você:
Curso de edição Lightroom Mobile | Ebook Inicialização na Fotografia
Me acompanhe também:
Comentários
Postar um comentário