O que eu levo na minha mochila 🎒

Tempo estimado de leitura: 6 minutos ⏳

Neste post, quero compartilhar o que costumo carregar na minha mochila quando saio para fotografar, seja em uma viagem ou em um passeio fotográfico. Não se trata de ostentar equipamentos, mas sim de mostrar que não é preciso muito para tirar boas fotos. Vou também te ajudar a montar seu próprio checklist para organizar sua mochila fotográfica de forma eficiente e prática.

Equipamento acessível, mas com qualidade
Você não precisa de equipamentos caros para seguir uma carreira ou até mesmo para se tornar um fotógrafo melhor. No começo, o ideal é testar e experimentar diferentes tipos de fotografia. Isso vai te ajudar a entender o que realmente te atrai antes de fazer grandes investimentos. Assim, você pode focar no equipamento certo para o nicho que deseja seguir.

Se você ainda não sabe qual direção tomar, invista na sua jornada de descoberta! O planejamento é essencial para não acabar comprando equipamentos desnecessários.

Este post complementa um vídeo que fiz no meu canal do YouTube. Se você não assistiu ainda, vale a pena conferir!

Quer aprender a fotografar de forma prática?
Eu criei o e-book "Inicialização na Fotografia: Aprenda Fotografia Comigo" para te ensinar a dominar o básico de maneira simples e eficiente. Confira! :)

Agora, vou te mostrar o que levo na minha mochila e explicar como cada item contribui para as minhas fotos. Talvez algum desses equipamentos seja útil para você também!

"Quer receber mais dicas exclusivas e ficar por dentro de tudo o que eu posto? Junte-se ao meu canal do Telegram, e troque ideias comigo diretamente!"


1. Câmera

Minha câmera é uma Canon T6, modelo de entrada com sensor APS-C. Embora não tenha muitos recursos avançados (como dupla exposição ou time-lapse), ela me oferece controle manual da luz, o que é essencial para minha criatividade. Mesmo com suas limitações, ela me permite capturar fotos de paisagens, eventos, ensaios e até produtos com qualidade.

Se você está começando, talvez seja interessante investir em uma câmera com mais funções. Mas lembre-se: um bom fotógrafo pode tirar fotos incríveis com qualquer equipamento!

Para saber mais sobre câmeras leia este texto: Com que câmera começar ? 



 

2. Lentes

Levo comigo três lentes principais:

  • 18-55mm: A lente padrão da câmera, perfeita para fotos de paisagens.
  • 55-250mm: Ideal para fotografias mais fechadas, como eventos ou fotos de rua discretas.
  • 50mm: Uma lente mais casual, ótima para retratos e fotos de amigos.

Embora eu sinta falta de uma ultra grande angular, os preços ainda estão fora do meu alcance. Mas, por enquanto, essas três lentes atendem bem às minhas necessidades.

A minha lente 50mm, é uma yongnuo, porém não recomendo pela qualidade da construção, e por a minha já ter dado problema no motor de foco, então acredito que uma lente Canon original seja mais viável.

Atenção também ao Mount da câmera, por exemplo, a minha é compatível com lentes EF e EF-S.



3. Celulares

Não posso esquecer do celular! Além de ser meu meio de comunicação, ele também serve para tirar fotos. Algumas das imagens dessa publicação, por exemplo, foram feitas com meu celular.
Levo dois celulares: um para fotografar e outro para gravar áudio separado para meus vídeos, com o microfone Boya. Caso precise de mais carga, levo também meu powerbank e os cabos de carregamento.

Se vou viajar, não esqueço dos fones de ouvido para curtir uma música durante o trajeto.

Ah, e não posso esquecer o meu Amazon Kindle também, para as minhas leituras.

4. Tripé

O tripé é um item indispensável. Seja em viagens curtas ou longas, sempre levo o meu, pois ele garante a estabilidade necessária para capturar imagens nítidas, especialmente em condições de baixa luminosidade. 
E claro, eu que amo fazer fotos de longa exposição, o tripé é um item obrigatório.
O tripé que uso da Andoer, não encontrei mais, então recomendo tripés da K&F Concept, por ser uma marca confiável e que utilizo vários produtos, como filtros e minha própria mochila fotográfica.
O modelo da minha mochila é antigo, porém achei essa de uma outra marca que eu compraria caso fosse comprar hoje uma mochila.

5. Difusor e Rebatedor

Embora não use com frequência, sempre levo meu difusor quando viajo ou vou fazer fotos específicas, como retratos. Ele ajuda a suavizar a luz, criando um efeito mais suave e agradável. Quando em dúvida, é melhor levar e não precisar do que precisar e não ter.

6. Filtros

Tenho dois filtros na mochila:

  • ND1000: Para exposições longas, especialmente em dias muito ensolarados.
  • Polarizador: Perfeito para reduzir reflexos e aumentar o contraste do céu.

Eles são essenciais para algumas situações de fotografia, principalmente quando quero capturar movimento ou tirar fotos em condições de luz desafiadoras.

Não vou deixar links, pois os filtros dependem muito do diâmetro da sua lente.

7. Disparador Remoto

Sempre carrego o disparador remoto. Ele é perfeito para fotos em modo Bulb, onde o botão da câmera precisa ser mantido pressionado, evitando tremores na imagem. Além disso, facilita as fotos de longa exposição e momentos em que preciso de um disparo preciso.
Eu uso esse para a minha câmera Canon e acredito que ele seja compatível com a maioria dos modelos, mas fique atento a entrada do seu equipamento.

8. Kit de Limpeza

Manter as lentes e o equipamento limpos é fundamental. Levo comigo um borrifador de ar, um pano de microfibra para limpar as lentes e um pincel multiuso. Se você ainda não sabe como limpar seu equipamento, recomendo conferir este vídeo de como faço a limpeza.

Eu uso essa escova multiuso e esse kit de limpeza.

9. Itens Indispensáveis

Além do equipamento fotográfico, sempre levo alguns itens básicos para garantir meu conforto e saúde durante a saída:

  • Água: Para me manter hidratado e focado nas fotos.
  • Protetor solar: Não quero que uma insolação estrague meu dia de trabalho.
  • Repelente: Aprendi a lição depois de ser picado por um inseto durante uma trilha. Não quero que isso aconteça de novo!
  • Analgésicos : Nunca se sabe quando vamos sentir aquela dorzinha chata de cabeça, então é melhor ter comigo um analgésico para isso.



Vou deixar um link para um outro post onde falei também sobre o que é uma fotografia, e eu falo em relação a equipamentos no caso. 
Apesar de dar pra fazer fotos boas com equipamentos mais baratos, alguns nichos exigem equipamentos específicos, então confira também: O que pode ser considerado uma fotografia?

Agora é com você! O que você costuma levar na sua mochila fotográfica? Tem alguma dica para facilitar a organização ou itens essenciais que não pode faltar? Deixe seu comentário!
Até a próxima,
Rafael Augusto,
Criador do Blog Foco na Vida

“Se você gosta do meu conteúdo e quer apoiar meu trabalho, considere compartilhar com amigos ou conferir meus materiais exclusivos.”

Cursos e materiais para você:

Curso de edição Lightroom Mobile | Ebook Inicialização na Fotografia

Me acompanhe também:

Instagram | Telegram | Flickr | Youtube 

Blog Recomendado: 

Fotografando Ana

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coisas que eu gostaria de compartilhar sobre o meu 1° semestre de 2025

Melhores trilhas que já fiz - Parte 1

Como Ter um Dia Ideal: Lições Práticas para Melhorar Sua Rotina