Estou começando na fotografia, como montar meu portfólio?

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Olá fotógrafos !!!

No post de hoje vamos falar sobre como montar um  portfólio, que é algo muito importante para quem está começando.

Montar um portfólio pode parecer difícil, já que quem está começando as vezes não dispõe de um número de clientes para poder gerar conteúdos para apresentar para o público.

Mas não precisa ser difícil e não é na verdade, hoje em dia com a internet e as diversas ferramentas disponíveis na Web, isso se tornou muito fácil.

E o que vou trazer aqui, são algumas dicas de como apresentar seu trabalho de forma que ele seja valorizado e você não cometa alguns erros, pois o seu portfólio será a sua vitrine.

foto gerada por IA


Comece com o que tem

Você pode estar se perguntando, mais eu não tenho um site e nem tenho como pagar hospedagem no momento.

Você não precisa pagar para ter um site, temos várias opções como o Wix, onde você pode montar um site de forma gratuita, com algumas limitações é claro, mas para quem está começando, pode ser o suficiente.

Você pode também ter um perfil exclusivo no Instagram para mostrar o seu trabalho, já que a rede social é uma ferramenta poderosa para uso profissional, você consegue manter contato com seu cliente e até fazer uso de links para mostrar arquivos por exemplo.

Tenha uma seção " Sobre você ", tanto no seu site, quanto no Instagram ( Aqui, pode ser nos destaques ), diga um pouco sobre seu trabalho, sobre seus valores, o porquê você faz o que faz, as pessoas se interessam por isso.


Não tenho trabalho para postar !!!

Primeiro, defina seu público - alvo, pois isso tem que estar explícito no seu portfólio, pois o cliente vai te procurar de acordo com o que ele quer, é algo óbvio, mas muitas pessoas pecam nessa parte, pois misturam vários públicos - alvos e geram uma bagunça que na verdade o cliente fica meio sem saber em que você é especializado.

Se você trabalha com vários nichos, sempre setorize o seu portfólio, sem fazer aquela salada mista com suas fotos.

E no começo você vai ter que ter um pouco de calma e até trabalhar de graça  ou cobrar um valor bem mais abaixo do mercado, sim isso mesmo, convide pessoas para fotografar, ou se for outros tipos de fotografia, ofereça seu trabalho, explique que você vai utilizar as fotos para portfólio e por isso não vai cobrar pelo trabalho, mais para isso você vai precisar de um termo assinado pela pessoa ou pela empresa te dando permissão para utilizá-las.

E não precisa nem dizer para escolher suas melhores fotos que condiz com seu estilo, é melhor ter poucas fotos para apresentar, do que ter quantidade e não ter qualidade.

Conforme você for fazendo trabalhos, aos poucos você vai acrescentando mais fotos, ou mesmo atualizando.


Tenha fotos impressas 

Além do portfólio online , é sempre bom ter fotos impressas para apresentar para seus possíveis clientes, isso já dá uma ideia de como as fotos vão ficar, no caso de ensaios, a pessoa pode optar por ter suas fotos impressas.

Acredito que com essas dicas, ficou mais fácil para você ter um ponto de partida e iniciar sua carreira na fotografia.

Se quiser ver mais assuntos relacionados, veja o que separei para você abaixo.

Não sabe com que equipamento começar, acompanhe esse artigo que fiz para te ajudar a escolher um equipamento de acordo com seu nicho.

Quer aprender fotografia comigo agora mesmo, não fique mais perdido com tanta informação espalhada pela internet, aprenda a fazer fotos incríveis de uma vez por todas.

Talvez você não precise de equipamentos tão caro para começar, fiz esse artigo para você refletir e consequentemente não sair gastando seu dinheiro sem pensar.

Até a próxima,
Rafael Augusto,
Criador do Blog Foco na Vida

“Se você gosta do meu conteúdo e quer apoiar meu trabalho, considere compartilhar com amigos ou conferir meus materiais exclusivos.”

Cursos e materiais para você:

Curso de edição Lightroom Mobile | Ebook Inicialização na Fotografia

Me acompanhe também:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lições de Vida e Fotografia em A Vida Secreta de Walter Mitty

Não Se Enrola, Não: O Que Aprendi Com Esse Livro Sobre Relacionamentos

As 9 Leis Inegociáveis da Vida